Muitos fundadores de pequenas empresas têm dificuldades em acompanhar o crescimento acelerado das novas tecnologias com impacto no setor dos negócios e do comércio, o que também dificulta a adoção de novas ferramentas.
Poucos desses fundadores percebem que esperar, aguardar para ver, hesitar, são reações normais mas que se tornam verdadeiras desvantagens e implicam a perda de oportunidades para o seu negócio. De acordo com um relatório recente da Boston Consulting Group, chamado Lições sobre Tecnologia e Crescimento de Líderes de Pequenas Empresas:
“… a investigação demonstra que os líderes que adotam tecnologias ultrapassam os seus pares no mercado”. Também se diz que: “a criação de novos trabalhos atinge quase o dobro do que noutros pequenos negócios [que não implementam novas tecnologias]. Os líderes de tecnologia também aumentaram os seus rendimentos com 15% de mais rapidez do que as empresas com baixo nível de adoção tecnológica”.
De forma a manterem-se competitivos, criarem trabalhos e aumentarem os rendimentos, os pequenos negócios deverem considerar a adoção de tendências em tecnologia e ver como as alavancar. Além destes aspetos, deixamos aqui cinco formas de as empresas de pequena e média dimensão poderem usar a tecnologia para fazerem crescer os seus negócios. Veja quais as vantagens das novas tecnologias com alguns exemplos de medidas que pode já aplicar.
Chegar a mais clients
Há inúmeras tecnologias que funcionam na cloud e que podem ajudar as pequenas empresas a crescer de forma mais eficiente, alcançando mais consumidores e criando mais leads. As aplicações low-cost existem para ajudar a gerir contactos, contas, pipelines e oportunidades. O software mais robusto a este nível pode incluir aplicações de marketing para criar mais rendimentos com a geração de campanhas de email, além de fornecer dados analíticos que ajudam a passar a mensagem correta ao público-alvo. Os sites de redes sociais como o Facebook, Twitter e o Youtube também podem ajudar a promover produtos e serviços. Muitas destas novas tecnologias são baratas ou até gratuitas.
Encontre financiamento
Os pequenos negócios podem servir-se de novas tecnologias que foram desenvolvidas especificamente para angariar capital. Muitas plataformas de crowdfunding permitem a qualquer pessoa investir no produto ou serviço que desenvolvemos. Algumas dessas tecnologias só estão aptas para investidores qualificados que queiram capitalizar um negócio em troco de fazerem parte da sua massa acionista ou como fora de empréstimo ao negócio. Por fim, também há plataformas que ajudam as organizações a encontrarem angel investors ou capital de risco.
Seja mais colaborativo e produtivo
No que respeita às novas tecnologias exemplos: plataformas de streaming, cloud computing, apps mobile, redes sociais, plataformas de CRM ou soluções em IA, a verdade é que há inúmeras possibilidades para as pequenas empresas aproveitarem. Há muitos projetos e aplicações de gestão de tarefas que ajudam os empregados a manterem-se ativos e produtivos e que produzem métricas importantes para os órgãos de gestão.
Há também vários sistemas de gestão online de documentos. E sistemas que permitem desmaterializar processos nas empresas, poupando em papel e ajudando a reduzir custos operacionais. Muitas pequenas empresas usam ainda teleconferência via web para os seus webinars, para vídeo conferências ou para dinamizar trabalho remoto.
Melhore a experiência dos clientes
Os clientes são a base de qualquer pequeno negócio, e as novas tecnologias permitem construir melhores experiências e interações que causam um grande impacto e a pouco custo. As tecnologias de apoio ao cliente ajudam os novos negócios em matérias como as mensagens por texto ou voz, com a criação de voz ou de bibliotecas online de conteúdos. Outro tipo de software de dados analíticos permite incrementar a lealdade e a relação dos consumidores com os negócios, melhorando com isso toda a cadeira de valor. Por fim, é possível contratar call centers totalmente online e web based, que permitem ajudar as organizações a responder a um grande número de solicitações dos clientes, diminuindo também os tempos de resposta.
Poupe nos custos de IT
As tecnologias baseadas na cloud ajudam os negócios a crescerem com tecnologia que fornece ferramentas de vanguarda e sem os custos elevados que são associados aos programas e software corporativo. As tecnologias com base na web permitem a múltiplos utilizadores colaborarem num único documento ou fornecerem armazenamento de dados ilimitado. As tecnologias na cloud eliminam a necessidade de os departamentos de IT, e de os fornecedores de soluções digitais, terem de fazer backups ou atualizações como parte da sua oferta. Os proprietários de pequenos negócios podem aceder a dados a partir de qualquer localização e em qualquer altura. Estas ferramentas são frequentemente gratuitas, ou então pagas num regime de taxa por utilização (pay as you go), eliminando a necessidade de estabelecer contratos de longo prazo.
Clique AQUI para experimentar uma demo gratuita do Deskera, um software de ERP na cloud que ajuda a escalar negócios.
Leia mais sobre novas tecnologias:
- Estudo revela como inteligência artificial está a mudar a realidade das rede sociais
- Como comprar Ações Netflix em Portugal em 2024 – Guia Completo
- iPhone vs Android, qual o melhor? Aqui 25 dados e estatísticas