A VPN é uma das soluções mais faladas atualmente para quem quer manter o anonimato online, mas também aceder a conteúdos exclusivos que podem ser alvo de restrições regionais. Por exemplo, o acesso a streaming de jogos de futebol pode estar bloqueado para Portugal, mas como uma VPN é possível contornar essa limitação. De igual forma para alguns sites de betting, sites adultos, ou outro tipo de plataformas como a Netflix internacional.
VPN designa literalmente uma Virtual Private Network, ou seja, é uma rede privada virtual que protege a identidade da sua ligação para que ninguém o possa identificar pelo IP público, que é fornecido pelo seu fornecedor de internet.
Neste artigo vamos dizer-lhe como pode beneficiar da ocultação do seu IP online para aceder a conteúdos exclusivos na internet, tudo através da VPN. Assim pode-se manter mais seguro online, ter acesso a mais conteúdos gratuitos, e retirar o máximo proveito de tudo que a internet tem para oferecer. Fique atento ao nosso guia às recomendações de melhores VPN para Portugal em 2024.
O que significa VPN? Definição de VPN
O que é uma VPN: É uma rede virtual que, através de protocolos de encriptação do seu tráfego, permite encriptar o endereço da sua ligação pública. Poderá assim navegar como se estivesse por exemplo em Espanha, Itália, Japão, Estados Unidos, sem que ninguém saiba exatamente qual o seu ponto de acesso geográfico.
Os serviços de VPN servem-se de protocolos de encriptação que obscurecem todos os dados gerados a partir do seu computador antes de fazer uma comunicação com um determinado site. Os seus dados de navegação e de rede mantêm-se assim privados, principalmente o seu endereço de IP que é o elemento principal capturado por sites e por indivíduos online. Fica assim inteiramente protegido dos chamados trackers.
As soluções de VPN são geralmente seguras, muitas vezes são até gratuitas, e permitem por exemplo assistir à Netflix de qualquer país e escapar a bloqueios regionais que limitam o tipo de conteúdos que pode ver. Isso é particularmente importante em países onde a censura estatal é apertada, como na China, mas também em Portugal ou em qualquer país democrático onde queremos aceder à totalidade dos conteúdos de um site sem nos preocuparmos com conteúdos direcionados e afunilados por causa da localização.
Há muitos aspetos técnicos e configurações que estão associados à utilização de uma VPN. Por exemplo, podemos escolher a localização dos servidores virtuais a que queremos aceder, mas também o tipo de encriptação de dados de que pretendemos beneficiar, além de podermos ter diferentes graus de desempenho e velocidade ao escolher diferentes redes VPN.
Outros casos de utilização de uma VPN incluem o forex trading em mercados financeiros, por exemplo.
Como escolher uma VPN?
Há alguns aspetos técnicos envolvidos na escolha de uma VPN. Todas elas oferecem anonimato e proteção de identidade quando navegamos na internet, sendo essa uma das suas principais e primeiras vantagens. Mas as VPN podem ter outros elementos distintivos que poderão não ser tão óbvios à primeira vista.
Vamos listar as características principais a que deve prestar atenção para escolher uma VPN. Se já sabe o que é vpn e para que serve, considere então estes critérios para poder avaliar a solução de VPN mais indicada para si:
- Escolha empresas de VPN que não guardam histórico: As políticas de zero-logs são fundamentais, o que significa que alguns fornecedores de VPN garantem a sua segurança em 360º. Ou seja, nem a internet em geral sabe qual é a sua identidade, nem o fornecedor de serviços de VPN que não guarda nenhum dado associado à sua rede.
- Velocidade: A sua ligação à internet vai ser afetada quando ativa uma VPN, uma vez que estará a filtrar todo o tráfego através de um servidor virtual externo. E alguns servidores virtuais são mais rápidos do que outros, por isso, quer queira ver um jogo de futebol ou streaming ou participar em gaming, vai ser importante comparar velocidades de acesso à rede.
- Número de servidores: Quantos mais servidores virtuais forem disponibilizados, melhor para si. Isso significa que terá mais por onde escolher, menos chances de um servidor falhar e de não ter alternativas, e mais hipóteses de localizações mundiais que se adequem às suas necessidades de navegação na web.
- Localização dos servidores virtuais: Se quiser por exemplo assistir à Netflix dos EUA, terá de aceder a um servidor virtual nos EUA. Se quiser assistir a televisão espanhola, japonesa, a jogos de futebol ingleses ou italianos, terá igualmente de configurar uma VPN com servidores nesses países.
- Facilidade de configuração: Ninguém quer passar horas a configurar uma VPN, e a ideia não é que seja um especialista para poder beneficiar desse serviço. Por isso escolha a solução VPN mais fácil de navegar e configurar.
- Preços: Há VPN de alta qualidade disponíveis hoje no mercado por preços muito modestos, abaixo habitualmente dos $5 por mês. Encontrará também algumas soluções gratuitas em modo trial.
- Políticas de devolução do dinheiro: Alguns fornecedores de VPN garantem o reembolso do seu dinheiro investido numa VPN se não ficar satisfeito. Essa política poderá aplicar-se a 14 dias, a 30 dias, ou até mais de utilização.
- Funcionalidade Killswitch: A funcionalidade Killswitch permite desligar a sua ligação à rede caso a filtragem de dados de rede através do servidor de VPN fique comprometida.
- Protocolos de encriptação de dados poderosos: Garanta que o seu fornecedor de VPN oferece um protocolo de encriptação de dados avançado, eficiente e que segue os parâmetros standard de segurança online do mercado.
Estas características sobre o que é um vpn vão permitir configurar uma ligação à rede segura e mais eficiente a todos os níveis: velocidade e desempenho, proteção de dados, facilidade de utilização e preços. Quais são então os benefícios de usar uma VPN com estas características? Descrevemos já de seguida quais as características distintivas sobre o que é vpn no pc e no smartphone.
Saiba ainda como investir em Bitcoin através de uma VPN.
VPN que previne o snooping / roubo de dados em redes Wi-Fi públicas
A maior parte das redes Wi-Fi públicas não são propriamente seguras, e isso é um problema para qualquer utilizador conectado que se poderá expor a oportunidades de hacking de pessoas mal intencionadas. Há vários cibercrimes provocados por causa de uma ligação insegura a uma rede Wi-Fi, podendo ficar assim com os seus dados comprometidos.
Outra das atividades comuns de exploração de redes públicas Wi-Fi é quando um cibercriminoso configura a sua própria rede pública, controlando todos os aspetos de tráfego de dados e podendo ver informações sensíveis do seu dispositivo. É por isso que ligar-se a uma rede Wi-Fi pública que não conhece pode sempre ser um risco com consequências imprevisíveis.
Estes cenários podem ser prevenidos se garantir a encriptação dos seus dados de navegação através de uma VPN, garantindo assim que ninguém pode intercetar os seus dados numa rede Wi-Fi público, mesmo que a ligação não seja segura. Isto permite-lhe ficar de consciência mais tranquila sempre que navega na web, seja para que efeito for.
VPN que o protege online e encripta todos os dados de navegação
Há muitas formas de ficar com a sua ligação à web comprometida e também de haver um vazamento de dados que pode comprometer os seus dispositivos. Por exemplo, há sites maliciosos que o fazem clicar em políticas de cookies, preencher campos de informações ou de login, e até puro phishing e social engineering, que propiciam o roubo de dados.
Mas também há aspetos mais benévolos que poderão jogar contra si e contra um direito fundamental de acesso irrestrito a todos os conteúdos na web. É comum a aplicação de políticas de restrição geográfica, é comum o direcionamento de anúncios em função da sua posição geográfica, e pode até ser alvo de utilização ilegítima de dados pessoais por parte de empresas de marketing ou até de autoridades policiais de certos países.
AS VPN são das melhores formas de evitar colocar-se em apuros no que respeita à disponibilização não consentida dos seus dados. Muitos VPN não só encriptam os dados da sua rede mas também impedem proactivamente que sites e utilizadores estranhos possam fazer pedidos de acesso à sua rede e aos seus dados sem que tenha conhecimento disso.
Aumente a velocidade de navegação quando joga através de VPN
O gaming é uma das atividades mais populares para quem navega na internet e particularmente entre os mais novos. Contudo, há quem experimente situações de lagging, impedimentos no acesso a alguns servidores de jogos e até a benefícios como jogos grátis, skins grátis, ou até poder inscrever-se nas suas equipas favoritas de League of Legends, Call of Duty, Fortnite e outras.
As VPN têm por isso benefícios para gamers que se preocupam com performance, acesso e direito de utilização da totalidade dos seus recursos de jogo. Poderá assim escolher não só uma VPN dedicada para atividades de gaming, mas também servidores de VPN que estejam em países onde os outros servidores de jogos também se localizam. Assim aumentar a velocidade de acesso e os privilégios de jogo, por exemplo no acesso a items, competições e modos de jogo exclusivos, assim como a possibilidade de se juntar a mais equipas de e-gaming.
O que é ligação VPN – protocolos de encriptação e segurança
Dedicamos uma secção especial aos protocolos de encriptação porque eles definem o grau de segurança de que poderá beneficiar num acesso à internet através de VPN. Um protocolo de encriptação permite criar um caminho encriptado entre dois dispositivos, por exemplo um servidor e o seu computador ou smartphone. Os seus dados de rede são deste modo encriptados de acordo com o protocolo algorítmico em vigor na VPN, obscurecendo o output / pedidos que faça na internet através da sua rede.
Hoje em dia há muitos tipos diferentes de protocolos de encriptação, cada um deles com os seus próprios benefícios mas também desafios no que toca a: velocidade, segurança e eventuais vulnerabilidades. Os três protocolos principais para VPN que vai encontrar hoje em dia são:
- OpenVPN.
- IKEv2.
- WireGuard.
Vamos explicar-lhe em maior detalhe como funcionam estes três protocolos e como pode tomar partido deles agora que sabe o que é o vpn.
Veja como investir em criptomoedas em Portugal com VPN.
O que é VPN de internet – Protocolo OpenVPN
O protocolo OpenVPN é um dos mais antigos e reputados. Foi lançado em 2001 e oferece um nível de segurança robusto que está ao serviço da generalidade dos utilizadores da internet.
Um dos maiores benefícios do OpenVPN é que este protocolo pode ser configurado manualmente na maior parte dos sistemas operativos, além de que pode ser totalmente verificado e modificado já que é open-source.
Este protocolo também disponibiliza níveis de encriptação configuráveis, ou seja, é possível escolher os algoritmos que quer ativar para a encriptação dos seus dados. Os algoritmos podem ser destes tipos: AES-128, AES-256, Blowfish, Camellia, e ChaCha20. Os dois mais populares são o AES-128 e o AES-256.
Há duas décadas no mercado, o OpenVPN já deu provas de ser um dos favoritos dos utilizadores de todo o mundo
Os algoritmos AES-128 e AES-256 dependem de uma norma chamada Advanced Encryption Standard (AES). Este é um algoritmo rápido, popular e extremamente seguro, usado tanto por pessoas individuais como por empresas.
A maior diferença entre estes dois algoritmos tem a ver com o grau de complexidade da encriptação. Sendo que a modalidade AES-128 usa uma chave de 128 bits, e a AES-256 usa uma chave de 256 bits.
Esta diferença faz com que a AES-256 seja uma das mais resistentes a ataques, além de que é usada por serviços militares em todo o mundo. A AES-128 é também razoavelmente segura e oferece desempenho mais rápido nas ligações.
Independentemente do algoritmo de encriptação, o protocolo OpenVPN pode ser algo difícil de decifrar. Tem mais de 70.000 linhas de código, mas pode subir para as 600.000 linhas se incluir o OpenSSL.
O tempo que é preciso para executar tanto código torna este protocolo algo desafiante para um utilizador com necessidades de navegação comuns.
O que é o VPN e para que serve – Protocolo IKEv2
O protocolo IKEv2, que quer dizer “Internet Key Exchange Version 2”, foi desenvolvido em conjunto pela Cisco e pela Microsoft em 2005. É hoje um dos principais protocolos de encriptação de rede usado usado em dispositivos iOS, seja iPhone ou MacOS.
Este protocolo oferece bastantes algoritmos de encriptação, que incluem o AES, Blowfish, Camellia e 3DES. O IKEv2 é um pouco mais rápido do que o OpenVPN, ainda que isso pode variar em função dos cenários que observemos na ligação à web.
O IKEv2 é utilizado principalmente em dispositivos móveis, já que garante menos dados de processamento ao nível da CPU, além de que é extretamente rápido a reestabelecer ligação. Contudo, este protocolo tem vindo a ser substituído por um outro, o WireGuard, que está a ser utilizado por utilizadores e empresas um pouco por todo o mundo atualmente.
VPN o que é e para que serve – Protocolo WireGuard
O WireGuard é uma das jovens promessas da web no que toca a protocolos de encriptação seguros e eficientes. Apesar de não ter sido construído originalmente como VPN, a verdade é que este pequeno protocolo está a ser usado em massa numa grande variedade de organizações que confiam nele em toda a linha. O protocolo só tem 4.000 linhas de código, sendo também por isso uma das soluções mais rápidas em desempenho e eficiência.
Há aspetos de desempenho que podem ser afetados em função das configurações que ponha em prática. Pelo que convém ler a sua documentação ou apoiar-se numa instalação garantida por um especialista antes de avançar com uma instalação por si mesmo.
Por definição, o protocolo Wireguard guarda todos os IP de um utilizador no seu servidor, e não atribui dinamicamente nenhum IP. Isto pode ser um problemático para quem não esteja habituado a fazer configurações avançadas nos seus dados de rede, já que facilmente poderá expor dados sensíveis caso não saiba o que está a fazer.
É por isto que algumas soluções comerciais como a ExpressVPN utilizam protocolos próprios que garantem as configurações ideais na utilização do WireGuard. Tudo sem problemas técnicos nem dores de cabeça de configuração para instalar o seu VPN – até um amador total poderá ter acesso anónimo e de alta proteção com uma solução comercial como esta.
Em geral, o WireGuard garante mais velocidade, mais segurança e melhor experiência de navegação, desde que opte pelas definições de configuração de rede corretas.
Que tipos de VPN existem?
Existem muitos tipos de VPN quanto às suas características técnicas, e como vimos poderá escolhê-los em função do protocolo de encriptação que usam e do seu desempenho geral. Porém, se não for propriamente um techie e quiser simplesmente uma solução “chave na mão”, poderá também descarregar uma VPN de uma empresa com soluções neste setor. E hoje em dia encontrará soluções gratuitas mas também pagas, que oferecem facilidade de instalação e configuração, para que até um total amador possa ter direito a anonimato e segurança na sua ligação à internet.
As VPN gratuitas são uma das formas de experimentar os benefícios de uma VPN sem ter de investir nada. Duas das soluções populares atualmente são a Privado VPN e a ProtonVPN, que são versões um pouco mais simplificadas dos produtos principais oferecidos por estas empresas. Mas poderá haver algumas desvantagens se optar por uma VPN gratuita.
Um dos maiores problemas das VPN gratuitas tem a ver com a sua política de tratamento de dados, já que várias destas empresas poderão vender os seus dados a empresas de marketing ou de big data sem que tenha conhecimento disso. Além disso, as questões de flexibilidade na navegação anónima e privada na web poderão também ser um pouco mais limitadas quando comparadas com as soluções pagas.
Geralmente terá de fazer concessões de um ou do outro lado. Por exemplo, se uma VPN gratuita é rápida, então ela poderá ter restrições de navegação quando atinge um certo limite de dados. Também poderá ter restrições no tipo de conteúdos a que pode aceder com essa VPN. Nenhum destes problemas se coloca com as soluções pagas de VPN.
Assim, se não tem a certeza sobre se é mais vantajoso uma VPN paga ou gratuita, que tal experimentar uma VPN que tenha a garantia de “reembolso caso não fique satisfeito”? Há várias que permitem esta modalidade de pagamento, e assim pode estar de consciência tranquila no acesso à internet.
Por exemplo, a ExpressVPN tem uma política de reembolso em 30 dias caso não fique satisfeito. Em qualquer momento dentro desta janela temporal poderá cancelar a sua subscrição e obter o seu dinheiro de volta sem mais perguntas. Assim fica com uma noção mais completa e precisa sobre o que uma solução de VPN paga pode fazer por si e pela sua paz de espírito no acesso à internet.
Tutorial: como adicionar e utilizar uma VPN?
Agora que já conhece alguns casos de utilização vpn, o que é e para que serve, poderá querer instalar já uma destas soluções na sua máquina. As boas notícias é que, como referimos, não precisa de ser nenhum especialista, técnico de informática ou geek dos computadores para instalar uma VPN na sua própria máquina e começar já a beneficiar da segurança, anonimato e flexibilidade no acesso a uma rede na web.
Vamos mostrar-lhe como pode instalar uma VPN como a ExpressVPN e assim ficar com uma ligação à rede web protegida e confidencial. Tudo em poucos minutos e sem qualquer complicação. Siga portanto estes passos…
Instalação num PC ou MAC
Antes de tudo é necessário aceder ao site do ExpressVPN e clicar no botão que surge na homepage para criar conta. O formulário de criação de conta implica que indique um email, username e password para poder continuar.
Depois de submeter aqueles dados, deverá fazer o seguinte:
- Clicar no botão “Começar” para prosseguir para a sua configuração de conta.
- Escolher um dos planos de subscrição disponibilizados.
- Clicar no botão “Download VPN” para descarregar o ficheiro executável da VPN na sua máquina.
- Clicar “Log In” assim que abrir a VPN instalada, inserindo os dados de conta fornecidos inicialmente.
- Escolha um servidor virtual no mapa mundo que surge e clique “Ligar” para ficar com a VPN ativa.
Instalação em num dispositivo móvel
Se quiser, também poderá configurar uma VPN para o seu smartphone, havendo apps dedicadas tanto para sistemas iOS como para Android.
Faça o seguinte se quiser ficar com uma ligação protegida à rede no seu smartphone:
- Aceda a uma das lojas oficiais de apps – a Google Play Store para Android, ou App Store para iOS.
- Pesquise pela “ExpressVPN” e descarregue a app oficial.
- Abra a app e faça log in com as suas credenciais (garanta que já criou um utilizador antes e que escolheu uma modalidade de subscrição).
- Escolha um servidor no mapa mundo apresentado e clique em “Ligar”.
Instalação num router
Este terceira opção de instalação só é recomendada para os mais aventureiros ou techies, apesar de permitir poupar tempo e incrementar o grau de segurança se tiver vários dispositivos a aceder a uma mesma rede doméstica.
Se quiser proteger vários dispositivos sem ter de pagar várias subscrições, o melhor que tem a fazer é instalar uma VPN diretamente no seu router, através do qual passa todo o seu tráfego para a web.
Também é possível instalar VPN em consolas como a Xbox ou a PlayStation, apesar de as configurações poderem não ser óbvias à partida.
O melhor para este grau avançado de configuração é seguir as instruções fornecidas nos guias oficiais da ExpressVPN ou do seu prestador de soluções VPN escolhido.
Conclusão
Neste artigo explorámos o que é VPN no celular, num computador pessoal, como a instalar em vários dispositivos e quais as suas vantagens. Vimos também que não faltam protocolos gratuitos e Open Source recomendáveis, apesar de o modo mais prático e eficiente de aceder a um serviço VPN seja através de uma empresa confiável como a ExpressVPN.
Se quiser manter elevado grau de anonimato, segurança e flexibilidade para aceder a todos os conteúdos na web, a escolha por uma VPN é fundamental. Assim, se ficou esclarecido sobre VPN o que é, chega a hora de escolher a sua solução VPN de eleição em Portugal.