A NASA anunciou recentemente o lançamento da estação espacial Starlab. A conclusão do projeto deve acontecer até o fim desta década. Da estação deve partir o foguete Starship, que tem a missão de ajudar a manter a presença humana no espaço. Especialmente na órbita do planeta terra.
O projeto é bastante aguardado e deve impulsionar a exploração do espaço. Existem discussões sobre a exploração das galáxias e a descoberta de outros planetas habitáveis. Especialmente considerando a piora das condições climáticas da terra e o aumento do aquecimento global.
Estações espaciais da NASA e a construção da Starlab
Não é segredo para ninguém que a NASA estuda novas formas de explorar o espaço. Por isso, é comum que novas plataformas e estações espaciais apareçam. Desses postos de intermediação das viagens saem os foguetes e outros instrumentos de exploração espacial, como os satélites, os quais são importantes para as missões da NASA.
Recentemente foi revelado que a Estação Espacial Internacional (ISS) foi desativada sem que outra estação pudesse substituí-la. Isso só aconteceu porque a agência estabeleceu alguns prazos. Até 2030 deve entrar em funcionamento um laboratório orbital que contará com estações privadas. Mas esses prazos podem ser curtos, razão pela qual há receio de que não sejam cumpridos à risca. Por fim, o super foguete Starship desenvolvido pela SpaceX deve ter um papel fundamental nos próximos experimentos da NASA.
O papel da SpaceX no projeto da NASA e a criação do Starship
Dylan Taylo, atual presidente e CEO da Voyager Space, fez um comunicado recente. Uma de suas declarações foi que a história de sucesso e confiabilidade da SpaceX se mostrou determinante na escolha do Starship para orbitar a Starlab. Segundo ele, a Space X é líder em lançamentos de alta qualidade. Por isso, o andamento do projeto é motivo de muito orgulho para os executivos da empresa.
“O histórico de sucesso e confiabilidade da SpaceX levou nossa equipe a escolher a Starship para colocar a Starlab em órbita. A SpaceX é a líder inigualável em lançamentos de alta cadência e estamos orgulhosos de que a Starlab será lançada em órbita em um único voo pela Starship.”
Dylan Taylor em comunicado. Fonte: Voyager Space
A missão da empresa é construir um super foguete que possa ajudar a NASA a orbitar a Terra. O projeto do foguete Starship conta com características impressionantes. A altura total deve ser de 120 metros. Com essa dimensão, será o maior veículo espacial já construído pela humanidade. Também deve ter a maior capacidade de transporte da história do transporte espacial. Os projetistas pretendem criar um compartimento para até 150 toneladas de carga.
The future of commercial space is bright. Thank you @SpaceX for the partnership. 🚀🌎 https://t.co/hMuaccnjwB
— Dylan Taylor 🌎 (@dylan) January 31, 2024
A construção do foguete vai ocorrer em dois estágios. O primeiro, por exemplo, contará com o propulsor Super Heavy, que deverá ter pelo menos 33 motores do tipo Raptor. Depois disso, será a vez da espaçonave Starship, que dá nome ao foguete. Ela deve contar com seus motores e ser a maior parte do projeto.
A Starship servirá para transportar pessoas e coisas entre três pontos diferentes de nosso sistema solar: Terra, Lua e Marte. Nesses percursos, espaçonave se mobilizará para a execução de uma série de outras tarefas de exploração do espaço. Um exemplo será o lançamento dos satélites de internet Starlink 2.0. Além disso, o foguete será responsável por mandar a próxima geração de foguetes SpaceX para a órbita da Terra.
Sobre a SpaceX – Mais uma das empresas de Elon Musk
A empresa de tecnologia é responsável, por exemplo, pelo planejamento e pela fabricação de tecnologia de ponta para espaçonaves, foguetes e comunicação. A Space X é mais um dos investimentos de Elon Musk. O bilionário é também CEO da Tesla, uma grande empresa de carros autônomos e da rede social X, antigo twitter.
Nesse sentido, a companhia surgiu em 2002 para construir novos meios de transporte espacial com redução dos custos. Com menores gastos para a fabricação e o transporte, Musk aposta alto na possibilidade de tornar o planeta Marte habitável. Se isso der certo, o CEO pode ser o precursor do processo de colonização do primeiro planeta.
Durante os quase 22 anos de existência, a empresa construiu alguns veículos espaciais, motores de foguetes e cápsulas de carga. Dentre os foguetes construídos está o Falcon 1, o primeiro movido a combustível líquido e desenvolvido com financiamento privado. Também foi a primeira empresa privada a lançar, orbitar e trazer de volta uma espaçonave. Isso ocorreu em 2010, quando a espaçonave Dragon pousou com sucesso na Terra.
A SpaceX está em constante desenvolvimento e a parceria com a NASA pode ser extremamente bem sucedida. Especialmente pelo histórico de produção de tecnologia de ponta.
Mais informações sobre o projeto e atuação da SpaceX em parceria com a NASA
- A Estação Internacional é mais do que uma plataforma, funciona como um laboratório espacial de pesquisa científica e não pertence a um país específico. Ela é mantida de maneira colaborativa por 15 países, incluindo Estados Unidos e Rússia;
- A estrutura da estação conta com a ajuda de astronautas. Desde 2 de novembro de 2000, por exemplo, o número de trabalhadores na estação não pode ser menor que três astronautas. Isso quer dizer que, a Terra mantém presença humana no espaço há 24 anos;
- A Estação Internacional deixará de operar em 2030. Além de uma marca temporal de vida útil, isso abriu, por exemplo, espaço para disputa de empresas para criação de uma nova estação;
- A nova plataforma deve contar com ações de empresas privadas como a Axiom Space, Voyager Space e Blue Origin para que uma nova estação seja construída. Além disso, essas empresas devem lançar e administrar os novos laboratórios, coordenando as próximas expedições para a órbita da Terra;
- A nova estação deve se chamar Starlab e conta com um cronograma otimista. A estação deve orbitar a Terra em um lançamento que deve acontecer antes de 2030;
- Recentemente, anunciou-se a escolha da SpaceX para construção do primeiro foguete da nova estação. O Starship deve ser o maior foguete já construído pela humanidade;
- A SpaceX é uma empresa de ponta, que desenvolveu várias espaçonaves de sucesso. Ela surgiu por Elon Musk em 2010 e deve seguir sendo referência em tecnologia espacial, juntamente com outras empresas incluídas no projeto.