Um relatório dos Estados Unidos mostrou que a inflação subiu cerca de 0,3%. O aumento ocorreu no período de dezembro a janeiro deste ano. Esse aumento é menor do que o do mês anterior. Também está abaixo do pico de inflação em 2022. No entanto, a inflação dos Estados Unidos ainda está acima da taxa que o Federal Reserve propôs. Isso tem preocupado a maior parte da população.
Excluindo os preços de alimentos e energia, que podem variar muito, os chamados preços básicos aumentaram no mês passado, um pouco mais do que os em dezembro. Nos últimos 12 meses, esses preços também subiram.
A inflação subjacente é um índice importante porque geralmente mostra melhor para onde a inflação geral está indo. O aumento anual é o mesmo que em dezembro.
Alguns dados sugerem que a inflação pode continuar variando de forma lenta. Mesmo com o valor da inflação se aproximando do nível-alvo do Federal Reserve, grande parte dos americanos estão assustados com os preços médios continuarem altos.
Inflação dos EUA preocupa a população
A inflação dos EUA registrou o nível mais baixo no mês passado ao comparar com os últimos três anos. Isso se tornou, assim, um grande marco e pode impactar antes das eleições de Novembro.
Alguns economistas acreditam que quando for divulgado o último índice de preços ao consumidor o relatório pode indicar que houve um aumento nos preços de dezembro a janeiro, sendo o terceiro mês consecutivo. É esperado que a queda dos preços do gás desacelere a inflação geral.
Ao comparar com o ano anterior, por exemplo, podemos observar que houve uma queda na inflação em dezembro. Isso indica que o valor da inflação anual é o mais baixo desde março de 2021. Isso aconteceu quando os preços aumentaram cada vez mais depois do fornecimento relacionado a pandemia e de grande parte dos gastos dos consumidores.
Caso o valor diminua, o Presidente Joe Biden poderá afirmar que os aumentos de preços estão reduzindo de forma constante, mesmo com o aumento da economia e o desemprego permanecendo em baixo nível.
Mesmo assim, algumas medidas de inflação que serão divulgadas podem não ser favoráveis. Ao eliminar os custos voláteis dos alimentos e da energia, pode ser possível que a chamada inflação “núcleo” possa parecer mais vigorosa.
Além disso, uma das razões que pode ter colaborado com o aumento dos preços básicos é o fato de que muitas empresas aumentam os preços de seus produtos. Mesmo com o governo buscando diminuir o valor da inflação, as coisas nem sempre ocorrem como esperado.
Economistas dizem que pode haver aumento nos preços
Segundo os economistas do Goldman Sachs, pode acontecer alguns ajustes que vão aumentar os preços de alguns produtos. Setores como seguros de automóveis, medicamentos e serviços de saúde podem sofrer. Outros analistas acreditam que os custos de estadias em hotéis e tarifas aéreas também podem aumentar.
Com essas informações mostrando que o valor da inflação continua alto, grande parte dos economistas acreditam que o valor alvo do Federal Reserve pode diminuir apenas em maio ou junho. Isso já aconteceu no ano passado, com o objetivo de diminuir a grande inflação. Como resultado as taxas de financiamento aumentaram para empresas e consumidores, incluindo hipotecas e empréstimos para aquisição de automóveis.
Os dados que serão divulgados podem demonstrar a preocupação Federal Reserve. O presidente do Fed, Jerome Powell, deu uma entrevista coletiva. Ele destacou que a grande parte da diminuição da inflação fez com que houvesse uma queda dos preços dos bens. Nisto inclui-se carros usados, móveis e eletrodomésticos, até agora.
Alguns custos como reparações de automóveis, cuidados de saúde, quartos de hotel, concertos de bens e entretenimento, também registram aumento de forma acelerada. Além disso, alguns dos preços básicos dos serviços também registraram um aumento no ano passado. Por fim, o Federal Reserve espera que os preços continuem a cair. O intuito é fazer com que a inflação diminua.
Efeito das taxas de juros
Quando o banco central faz cortes nas taxas, os custos das hipotecas, empréstimos para aquisição de automóveis, cartões de crédito e outros empréstimos a consumidores e empresas podem diminuir.
Entretanto, as preocupações do Federal Reserve podem ser impulsionadas pelo fato de que o crescimento acelerado poderia resultar no aumento de salário e gastos dos americanos. Caso isso aconteça, as empresas podem não conseguir acompanhar a grande demanda de clientes. Como resposta, poderiam aumentar os preços dos produtos. Isso pode resultar no aumento da inflação.
Em algumas pesquisas feitas com empresas de manufatura, tudo indicou que os novos pedidos aumentaram em janeiro. Enquanto as empresas de serviços registraram um aumento nas vendas.
A economia registrou um grande aumento inesperado de 3,3% nos últimos três meses do ano passado. O crescimento da economia permanece estável este ano. Algumas empresas aumentaram as contratações no mês passado.