Apontado muitas vezes como o “destruidor de carreiras” e substituidor perfeito das empresas para muitos profissionais, a realidade é que a IA poderá ter vários casos de utilidade e até alavancagem nos cargos de freelancer. Existindo, a partir de 2023, uma rápida adoção de softwares e programas IA para obtenção de melhores e menos custosos resultados, um profissional atualizado terá agora a necessidade de estar atualizado. Ao ponto de, ao invés de temer ser substituído por inteligência artificial, consiga chegar além com essas suas ferramentas.
Felizmente, existem também inúmeras novas oportunidades para gerar rendimento através de fluxos de receitas inteiramente novos, mais rapidamente do que esperado. Ou seja, mais do que estar preso a uma só tarefa ou “expertise”, os freelancers deste século terão que saber dominar as ferramentas IA que lhes são apresentadas. Até porque as empresas e o público irão ser mais exigentes do que nunca.
O que é IA e quando começou a sua aplicabilidade?
Ora, segundo diferentes meios de comunicação, a Inteligência Artificial (IA) é a simulação de processos de inteligência humana por sistemas computacionais. Portanto, trata-se da capacidade dos dispositivos de imitar funções cognitivas, como aprendizagem e resolução de problemas, normalmente associadas aos humanos.
Simplificando, a IA tornou-se o acrônimo popularizado e abrangente para as tecnologias subjacentes. Por exemplo, algoritmos, aprendizagem de máquina, redes neurais e grandes modelos de linguagem, que estão em desenvolvimento há décadas. Eis alguns “time stamps” que ajudou a compreender quais foram os primeiros sinais de aplicabilidade de IA para uma componente prática:
- A verificação ortográfica remonta à década de 1970
- Apple lançou Siri, em 2012
- Amazon lançou Alexa, em 2014
- O sistema automatizado Grammarly lançado em 2009 e popularizado em 2016
Por exemplo, nos últimos anos já interagiu com uma playlist recomendada no Spotify, vídeos sugeridos no YouTube, preenchimento automático no Google ou previsão de texto no seu telefone? Ou até mesmo chatbot, num site ou um sistema automatizado de mensagens de voz? Todos esses recursos são alimentados por IA, que já estão implementados no nossos dia-a-dia com algum tempo.
Como melhor usar IA como freelance?
Desde logo, embora algumas ferramentas de IA, como ChatGPT e Midjourney, permitam gerar textos e imagens exclusivos. A maioria dos produtos de software emergentes concentra-se em aumentar a produtividade e a eficiência. Por exemplo, Loom é uma ferramenta simples que permite gravar o seu ecrã. Isto enquanto mantém o seu rosto no canto inferior. Contudo, existem outras ferramentas IA, que são cada vez mais sugeridas por freelancers profissionais. Eis alguns exemplos:
ChatGPT
Talvez o mais popular da lista, o ChatGPT é um programa de computador altamente avançado que pode compreender e gerar texto semelhante ao humano. Ou seja, tornando-o capaz de participar em conversas e auxiliar em diversas tarefas relacionadas ao idioma. Como tal, pode usá-lo para aprender sobre qualquer tópico, resolver problemas matemáticos, debater ideias, escrever descrições de listagens ou até mesmo gerar código para páginas web ou mesmo websites.
Midjourney, como ferramenta útil de criação
Para que se tenha uma ideia, o software Midjourney pode gerar imagens, ícones, obras de arte, personagens e outras representações visuais exclusivas por meio de pequenos prompts de texto. Na verdade, estas podem variar de renderizações 3D fictícias, a fotografias indistinguíveis da realidade. Ao mesmo tempo, o freelancer poderá controlar o estilo, a proporção e muitos outros parâmetros para criar a imagem exata desejada em questão de segundos.
A nova versão do Midjourney é assustadora…
Não dá pra dizer que isso aqui é IA… pic.twitter.com/uDxu5WGsiR
— Jéferfon Menezes (@JefinhoMenes) June 24, 2024
Em suma, como forma de abranger as suas capacidade e habilidades como freelancer, poderá criar imagens 3D, ilustrações, logotipos, obras de arte, fotografias, sites ou até mesmo escrever códigos. Se dominar a arte de sugerir, poderá criar quase tudo que imaginar em segundos. Existem até ferramentas emergentes que irão escrever programas funcionais com base num desenho simples. Tudo sem que seja necessário ter formação nessas áreas.
Como usar o ChatGPT como freelancer?
Tal como se percebe pelos resultados partilhados por empresas e até anónimos nas redes sociais, o ChatGPT é uma ferramenta incrivelmente poderosa e existem dezenas de maneiras criativas de usá-la como freelancer. Eis alguns casos de uso e utilidade eficiente a considerar nos seus futuros trabalhos:
Aprender sobre como tornar-se um freelancer com alcance
Para começar a sua carreira de freelancer o melhor informado possível, peça ao ChatGPT as melhores práticas, dicas, truques, contexto e muito mais. Confie, mas verifique vá sempre mais afundo, tal como irá encontrar noutras páginas relacionadas a freelancing, presentes no nosso website especializado.
Escrever e-mails melhores aos seus clientes
Se escrever e-mails para clientes não é o seu forte, o ChatGPT é seu novo melhor amigo. De facto, não deve copiar e colar tudo o que este gera. Contudo, definitivamente pode usá-lo como ponto de partida. Aliás, também pode usar esta ferramenta para refinar ou revisar os seus próprios rascunhos de e-mails. Ainda, outro ótimo caso de uso é escrever marcadores sobre o que o e-mail deve conter e o que ele deve realizar. Em seguida, peça ao ChatGPT para escrever um e-mail com base nos marcadores e dizer qual deve ser o estilo de escrita.
- Exemplo de prompt ChatGPT: Escreva um breve e-mail profissional para um cliente freelancer de web design cujo pagamento está 10 dias atrasado. Incentive-os a pagar prontamente, mas não seja muito duro porque o nosso relacionamento tem sido positivo até agora.
Ajuda a navegar por situações específicas do seu cliente
Durante a sua carreira de freelancer, milhares de situações diferentes poderão surgir. Logo, se estiver a enfrentar uma situação única de cliente e não tiver certeza de como responder, conte ao ChatGPT o que está acontecer e peça que este recomende uma resposta profissional. Especialmente que se alinhe com o resultado desejado.
- Prompt ChatGPT: Estou a falar com um novo clientl. Estes pediram para assinar um NDA, para que pudessem partilhar arquivos comigo, mas depois perguntaram se eu tinha um contrato para os enviar. Qual é o procedimento padrão nesta situação?
Auxílio na pesquisa por clientes, empresas e indústrias
De facto, esta é uma ótima maneira de aprender sobre clientes em potencial e outros potenciais projetos. Se não estiver familiarizado com um setor, poderá pesquisá-lo rapidamente e obter insights que podem ajudá-lo a atender melhor esse cliente. Com a rápida localização de diferentes exemplos dessas situações, o ChatGPT irá contribuir para que consiga conhecer o histórico desses potenciais clientes e ajudar nas diferentes particularidades.
ChatGPT para gerar novas ideias para projetos
Se deseja gerar mais receitas paralelas, peça ao ChatGPT para ajudá-lo a gerar outras ideias. Tente alterar as suas instruções. Quanto mais detalhes fornecer, mais resultados exclusivos poderá obter! Por exemplo, se é desenvolvedor, ChatGPT é uma ótima maneira de otimizar código existente, gerar ideias para novos códigos. Ou até mesmo interpretar e simplificar funções complexas em seu nome.
Gerar conteúdo otimizado e eficiente para a sua meta
Ora, se está a ter dificuldades para escrever conteúdo para o seu site, pode contar com o ChatGPT para preencher as lacunas. Peça-lhe para escrever títulos, subtítulos, parágrafos, material de estudo de caso ou até mesmo conteúdos para blogs. Aliás, as redes sociais com as sugestões IA poderão ser uma ideia inovadora e bem-sucedida para o freelancer conseguir promover melhor o seu trabalh. Por exemplo, se é bom a criar ativos visuais, mas não é bom a escrever descrições de listas de produtos para ajudá-lo a vender esses ativos, peça ajuda ao ChatGPT! Descreva o que criou e peça para escrever uma descrição de listagem atraente.
Programação do seu dia e otimização da sua rotina
Caso sinta alguma dificuldade na sua gestão de tempo e trabalho, enquanto freelancer iniciante, insira alguns detalhes sobre sua vida, os seus hábitos, pontos fortes, fracos, horário para trabalho, horas de sono e os seus objetivos desejados. A partir dessa infomação, peça ao ChatGPT para agendar um dia ou semana ideal para o que tem para fazer. Quanto mais detalhes fornecer, melhor! Aliás, usar o seu calendário de Google ou hotmail poderá ser um auxílio importante para conseguir a melhor organização e resultados possíveis.
- Exemplo prompt do ChatGPT: Ajude-me a planear melhor os meus dias e semanas para maximizar o meu tempo. Sou casado e preciso dormir pelo menos 8 horas por noite. Gosto de tomar café e fazer um breve treino antes de começar o trabalho. Não quero acordar antes das 8h e trabalho em casa das 9h às 17h.
Entenda os riscos de IA na profissão de freelancer
Segundo os especialistas, o risco mais evidente é que confiar demais no ChatGPT pode fazer com que fique preguiçoso. Se escrever todos os e-mails, resumir todos os artigos e analisar todos os contratos por, nunca aprimorará as suas habilidades. Se tal acontecer, eventualmente, perderá para os freelancers que estão a aprimorar outras das suas capacidades. Será importante não estar sempre dependente dos resultados destas ferramentas de IA.
Finalmente, outro perigo óbvio é confiar em tudo o que afirma ou cria. Como qualquer software, o ChatGPT não é perfeito. Este pode cometer erros e, se confiar cegamente nestes recentes softwares, poderá acabar por cometer erros. Aliás, talvez até erros que custam dinheiro a si ou a seus clientes. Dessa forma, confie, mas verifique sempre o resultado final que está a ser apresentado. O seu conhecimento, experiência e brio profissional não deverão ser ignorados, mesmo com as facilidades que as ferramentas IA já entregam aos profissionais.
Como a IA pode mudar o mercado freelancer no futuro?
Não restam dúvidas que os próximos anos serão bastante desafiantes e transformadores para os freelancers. Assim, acredita-se que que a IA mudará carreiras e terá impacto nas indústrias da mesma forma que a Internet fez no início da década de 1990. Aliás, da mesma forma que os mercados online abriram caminho para a “gig economy”, na década de 2010.
Em suma, algumas destas poderosas ferramentas de IA certamente farão com que algumas pessoas percam os seus empregos. Porém, esta tecnologia também abrirá caminho para muitos outros novos empregos. A realidade é que se é fotógrafo freelancer, artista 3D, web designer, desenvolvedor web, redator, cinegrafista ou designer de logotipo – o seu trabalho provavelmente mudará porque a indústria está em transformação. No entanto, muitos destes trabalhos continuarão a ser necessários, ainda que realizados de uma forma diferente, já num futuro próximo.